DiversosEducaçãoNotícias

Meias coloridas: escolas de Poços aderem à campanha do Dia Internacional da Síndrome de Down

Escolas e instituições de Poços aderiram à campanha – foto Secom

Muitas meias coloridas por aqui?! Temos! Tudo isso para celebrar a diferença. Afinal, ser diferente é divertido e a diversidade é pra ser vivida e acolhida. Vestir cada pé de meia de uma cor é a proposta para o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado nesta sexta-feira, 21 de março.

Em Poços de Caldas, escolas e instituições aderiram à campanha e estão espalhando inclusão, respeito e muitas cores pela cidade e pelas redes sociais.

A Prefeitura de Poços de Caldas apoia a campanha, por meio das secretarias municipais de Educação e Assistência Social, convidando a todos para que usem meias coloridas, chamando a atenção para a causa. “Estamos felizes e encantados com o engajamento das unidades de ensino. Muitos alunos abraçaram a causa e foram para a escola com as meias trocadas e coloridas. Sem dúvida, é um momento pedagógico de muito aprendizado e trocas, que favorece a inclusão e o respeito”, destaca a coordenadora do Centro de Referência do Professor da Secretaria Municipal de Educação, Denise Nery.

A data

O Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todos.

Oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012, a data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome, por isso 21/3.

Neste ano, o tema para o Dia Internacional da Síndrome de Down é: “e para quem precisa. Todos juntos apoiando a inclusão! Seja rede de apoio!”.

A campanha de 2025 enfatiza a necessidade de governos e comunidades aprimorarem os sistemas de e, garantindo que todos tenham o a recursos adequados para uma vida plena e inclusiva.

Síndrome de Down

O termo “síndrome” significa um conjunto de sinais e sintomas e “Down”, refere-se ao sobrenome do médico pediatra inglês John Langdon Down, primeiro a descrever clinicamente a associação dos sinais característicos das pessoas com SD, em 1866. A Síndrome de Down (SD) ou trissomia do cromossomo 21 é uma alteração genética durante a divisão embrionária. As pessoas com a síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21 (o menor cromossomo humano), possuem três.

Apesar da origem da Síndrome de Down ser desconhecida, ela é a alteração cromossômica mais comum. É essencial que bebês e crianças com SD sejam acompanhadas desde cedo com exames diversos para diagnosticar o quanto antes quaisquer anormalidades cardiovasculares, gastrointestinais, endócrinas, auditivas e visuais. Muitas vezes, o tratamento precoce pode até impedir que esses problemas cheguem a afetar a saúde do indivíduo.

Crianças com Síndrome de Down precisam ser estimuladas desde o nascimento. Como têm necessidades específicas de saúde e aprendizagem, exigem assistência profissional multidisciplinar e atenção permanente dos pais. O objetivo deve ser sempre habilitá-las para o convívio e a participação social. – Fonte Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.