Febre Amarela: Saúde realiza fumacê em bairros da zona oeste

A Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas-MG iniciou nesta terça-feira, 22, uma ação estratégica para combater a proliferação dos mosquitos transmissores urbanos e silvestres da febre amarela.
Até esta quinta-feira, 24, o carro fumacê percorrerá bairros considerados de alto risco, como Marçal Santos, Jardim Ginásio, Vila Cruz e parte do Vila Rica. Os bairros fazem divisa com a Serra de São Domingos, região de mata.
O veículo, que utiliza a técnica de nebulização espacial a Ultra Baixo Volume (UBV), dispersa microgotículas de inseticida, atacando diretamente os mosquitos em fase adulta. Essa ação visa complementar as já realizadas, como a eliminação de criadouros, e reforçar as medidas de prevenção à doença.
A Secretaria de Saúde destaca a importância da colaboração dos moradores durante a agem do fumacê. As recomendações incluem:
- Permanecer em casa com portas e janelas abertas, permitindo a entrada do inseticida;
- Cobrir gaiolas de pássaros e isolar animais de estimação em um cômodo;
- Evitar a permanência nas ruas durante a aplicação;
- Aguardar 50 minutos após a agem do veículo para retomar atividades ao ar livre.
De acordo com o supervisor-geral do programa de controle vetorial, Robson Rodrigues dos Santos, o procedimento é seguro e visa eliminar o mosquito Aedes Aegypit, transmissor da doença: “A adesão da população é fundamental para o sucesso desta ação. O inseticida é seguro e seguimos todos os protocolos para minimizar qualquer incômodo.”
Essa iniciativa faz parte de um plano contínuo de combate às arboviroses, que também inclui visitas domiciliares, campanhas de vacinação contra a Febre Amarela, horários estendidos nas salas de vacina, entre outros esforços.
O fumacê já foi realizado em quatro escolas dos bairros da zona oeste, entre elas a escola municipal José Mamud Assan, o Colégio Municipal José Vargas de Souza e a APAE e a Escola SESI durante o feriado da Semana Santa.
As medidas de prevenção vem sendo intensificadas desde o início do ano quando foi confirmada a morte de um macaco infectado com a doença, encontrado no Jardim dos Estados, e principalmente depois da confirmação do primeiro caso positivo de febre amarela em humanos no município.
A vítima internada desde do dia 17 de março na Santa Casa é um paciente de 36 anos. A confirmação da doença foi divulgada no dia 2 de abril pela Fundação Ezequiel Dias. Depois de ficar internado em estado grave, agora o estado de saúde do paciente, que segue internado na enfermaria é estável.
Além do fumacê, os horários de atendimento nas salas de vacina foram alterados para que o morador que ainda não tomou a vacina contra a febre amarela seja vacinado.
Esta semana a sala de vacina da Policlínica funciona exclusivamente para a vacinação contra a febre amarela.