Bandas Marciais de Poços são campeãs da Copa América de Bandas e Fanfarras

A Banda Marcial do Colégio Municipal DR. José Vargas de Souza e a Banda Marcial da Escola Municipal José Avelino de Melo foram campeãs da 2ª Copa América Virtual de Bandas e Fanfarras.
A competição foi organizada pela Associação Brasileira de Bandas e Fanfarras de Santa Catarina (Abanfaesc) e reuniu 142 bandas de sete países diferentes.
A Banda Marcial do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza foi a única corporação do Estado de Minas Gerais que concorreu nas sete categorias. As gravações ocorreram em vários pontos turísticos de Poços de Caldas ao longo do mês de abril.
A banda que tem 85 anos de tradição inicia a temporada de 2025 com os seguintes resultados na Copa América:
– Estandarte – master – 1° lugar;
– Pelotão de bandeiras – juvenil – 2° lugar;
– Baliza – dente de leite – 1° lugar;
– Baliza – infantil – 2° lugar;
– Mor de comando – master – 1° lugar;
– Corpo Coreográfico – sênior – 1° lugar; e 8º lugar no top 10 geral entre 39 grupos;
– Corpo Musical – Fanfarra Simples master – 1° lugar; e 2° lugar no top 5 entre 4 grupos;
– Corpo Musical – Percussão com liras – senior – 2° lugar; e 4° lugar no top 5 entre 17 grupos.
“É muito gratificante ver nossos alunos felizes e empenhados. Foram meses intensos de ensaios extras, gravações e preparação para levar o nome da nossa linda Poços de Caldas para o Brasil e o mundo. Fomos avaliados por jurados internacionais e os resultados comprovam nosso trabalho e isso é muito importante. Agradeço muito os alunos, pais, a direção do Colégio e toda Prefeitura de Poços de Caldas por acreditar no nosso trabalho”, comemora Mestre Bucha.
“A Direção do Colégio se sente orgulhosa pelos resultados alcançados nesse campeonato e parabeniza os integrantes da banda por sua participação e empenho na competição”, destacou Ana Cláudia.
Banda Marcial da Escola Municipal José Avelino de Melo
A Banda Marcial da Escola Municipal José Avelino de Melo, na Fazenda Lambari, recebeu quatro premiações na 2ª Copa América Virtual de Bandas e Fanfarras.

A agremiação de Poços de Caldas competiu em quatro categorias diferentes, sendo premiada em todas, incluindo o 1º lugar em Corpo Musical, considerado o principal quesito da premiação.
A gravação enviada para avaliação foi realizada no dia 16 de abril, nas varandas do Espaço Cultural da Urca. A Banda Marcial da E.M. José Avelino de Melo, que concorreu com a execução das músicas Locked Out of Heaven (Bruno Mars) e Deus e eu no Sertão (Vitor e Léo), conquistou os seguintes resultados:
– Estandarte (avaliação do escudo da Banda de forma separada) – 3° lugar;
– Pavilhão (avaliação das Bandeiras de Minas, Poços e Brasil) – 2° lugar;
– Mor (avaliação da Mor, responsável por conduzir e coordenar os movimentos e a música durante as apresentações) – 3° lugar;
– Corpo Musical (avaliação da execução da Banda durante as duas músicas escolhidas) – 1º lugar.
“Estamos muito felizes com os resultados obtidos. Queremos parabenizar a todos os envolvidos, especialmente os alunos que se dedicaram nos ensaios para que esta conquista fosse possível”, destaca o regente, Leandro Amantéa Ragnoli.
Criada em 2005, a Banda Marcial da Escola Municipal José Avelino de Melo foi a primeira da zona rural no Brasil a participar de um concurso estadual de Bandas e Fanfarras, conquistando 1° lugar em Corpo Musical, Mor, Baliza e Pavilhão Nacional no Campeonato Mineiro de 2023.