DiversosNotíciasSaúde

Bebê nasce dentro da ambulância do Samu

O pequeno Brendom não esperou chegar ao hospital e nasceu assim que a mãe entrou na ambulância – foto Secom

Uma equipe do SAMU de Poços de Caldas-MG realizou  um parto de emergência na tarde deste domingo, 4,  no bairro Jardim Esperança, zona sul da cidade. A mãe que já estava em trabalho de parto deu à luz assim que entrou na ambulância, que a levaria para o hospital.

A gestante ou rapidamente pelos primeiros-socorros e o bebê nasceu ali mesmo. A ação habilidosa dos integrantes do Serviço foi emocionante e garantiu a saúde da mãe e do bebê.

Após o parto, a mãe Isabela Rodrigues Damas foi encaminhada junto com o recém-nascido Brendom Cândido Rodrigues, à Santa Casa de Poços de Caldas – onde ambos permanecem sob observação médica.

Segundo o coordenador do SAMU, Flávio Pereira Pessoa , o recém-nascido pesava 2.720 kg e media 46,5 cm. “Foi um atendimento desafiador, mas a equipe agiu com precisão para garantir a segurança da mãe e da criança. O trabalho em equipe e a capacitação dos profissionais foram fundamentais”, afirmou o coordenador do SAMU.

O serviço de emergência fica disponível 24 horas e pode ser acionado por meio do número 192, ível tanto de telefones fixos quanto móveis. Após a ligação, técnicos especializados coletam informações sobre a emergência, como a localização e o estado da vítima e encaminham a chamada a um médico regulador, que avalia a gravidade do caso, orienta as ações imediatas e aciona a ambulância mais próxima, quando necessário.

No caso do parto de ontem, a equipe foi rapidamente acionada. Diante da impossibilidade de transporte imediato, optou-se por realizar o procedimento no local. “Situações como essa exigem decisões rápidas. Estamos em constante treinamento para atuar em cenários críticos, desde partos até traumas graves”, destacou o coordenador.

A coordenação do  SAMU enfatiza a importância de não hesitar em ligar para o 192 em situações de emergência. “Manter a calma e seguir as orientações da equipe por telefone pode salvar vidas. Não deixe de acionar o serviço por dúvidas ou medo”, alertou o coordenador.

A população também é orientada a fornecer informações precisas durante a ligação, como endereço completo e condições da vítima para agilizar o socorro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.