Campanha visa diminuir o barulho excessivo dos escapamentos de motos

Foi lançada nesta quarta-feira, 19, na Praça Pedro Sanches, centro de Poços de Caldas-MG, a campanha “Consciência na Garupa: Ninguém aguenta esta moto barulhenta”. A ação tem como objetivo diminuir o barulho excessivo dos escapamentos das motos que circulam pela cidade.
Ao longo do último semestre, os estudantes de Publicidade e istração da PUC Minas ficaram desenvolveram propostas para uma campanha de comunicação estratégica na disciplina de Gerência de Campanha Publicitária e Institucional, lecionada pelo professor e doutor, Adinan Nogueira, dos cursos de Publicidade e Propaganda e istração.
A partir da produção, a Polícia Militar selecionou algumas propostas que serão executadas na iniciativa. Entre o material produzido estão artes para redes sociais, folders, outdoors e o próprio nome do projeto.
De acordo com o tenente Miguel Luiz, a campanha é uma iniciativa da Polícia Militar em parceria com a PUC Minas que visa inibir os problemas causados pelo ruído das motocicletas, que muitas vezes estão em situação irregular. “Esta inciativa foi trazida pelo sargento Luiz Eduardo e sargento Rafael, que atuam diretamente com a moto patrulha e convivem diariamente com as infrações de trânsito, a poluição sonora causada pelo escapamento aberto ou irregular, manobras arriscadas e foi pensada numa campanha de conscientização para que sejam reduzidas estes tipos de condutas, “ destaca o tenente.
De acordo com o sargento Luiz Eduardo, a campanha será dividida em três etapas. “Primeiro a conscientização dos motociclistas, principalmente os que trabalho com algum tipo de entrega via delivery e com as empresas que contratam os motociclistas, tendo em vista que algumas infrações foram flagradas por motociclistas que fazem entregas. A segunda fase será a regulamentação por meio de um projeto de lei, e por fim a fiscalização”, explica o sargento.
As empresas que trabalham com entrega deverão orientar os motociclistas contratados sobre a importância de transitar com veículos de forma segura, seguindo a legislação de trânsito, e principalmente sem alterar os equipamentos originais de fábrica, que no caso do escapamento é o responsável pelo barulho excessivo.
Ainda segundo o sargento, desde que a campanha foi viabilizada, as fiscalizações de trânsito vem sendo intensificadas para tirar de circulação as motos irregulares, com por exemplo em dezembro do ano ado, visando inibir a prática do rolezinho de Natal, foram apreendidas 170 motos irregulares em Poços de Caldas.
Quanto aos motociclistas que não trabalham para as empresas, a fiscalização seguirá normalmente. “O Demutran, por meio dos agentes de trânsito e a GCM vêm fazendo um trabalho integrado com a PM na fiscalização e patrulhamento preventivo e ostensivo, que será intensificado ainda mais,” destaca o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Rafael Tadeu Conde Maria.
A campanha também tem como parceria o Ministério Público, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana e também a Câmara Municipal, onde o projeto de lei já foi apresentado aos vereadores para apreciação. “É muito necessário este projeto pois é algo que tem incomodado muito a população, receemos muitas reclamações e vamos fazer o necessário para contribuir,” enfatizou o vereador Marcos Tadeu Sala Sansão, representando o presidente da Câmara, Douglas Dofu.
O projeto de lei foi apresentado pelo vereador Aliff Jimenes, que já foi motoentregador e sabe que é preciso ter responsabilidade no trânsito. O projeto foi apresentado e agora será analisado quanto às cláusulas que regulamentam o projeto. “Não é interesse da Câmara e nem da PM prejudicar os pequenos autônomos, pelo contrário. É importante que o projeto traga segurança e responsabilidade e que não traga prejuízo ao pequeno empreendedor, “ressaltou o vereador.
Para que a campanha pudesse ganhar corpo, os estudantes do curso de Propaganda da PUC Minas abraçaram a ideia e preparam os projetos. A expectativa é que na pratica a campanha possa apresentar bons resultados. É o que espera a estudante Rayssa Rufino, que participou da criação dos projetos. “ A gente espera que com este conhecimento possa conscientizar e gerar uma consequência positiva para a cidade”, revela a estudante.
Para o coordenador do curso, Adinan Nogueira, a propaganda tem um papel fundamental na ação, “ O curso de publicidade tem muitas nuances e questões que envolvem a educação, princípios de cidadania e que podem ajudar a mudar comportamentos e atitudes”, disse o coordenador.