Capoeiristas celebram o Dia Municipal da Capoeira nesta terça-feira

O dia 13 de Maio, data que celebra o Dia da Abolição da Escravatura no Brasil, também será marcado pela celebração do Dia Municipal da Capoeira em Poços de Caldas-MG.
Pelo segundo ano consecutivo, capoeiristas de 4 grupos da cidade participam de várias rodas de capoeira a partir das 13h desta terça-feira, dia 13, no pátio da Capela de São Benedito.
O evento é aberto ao público, principalmente aos amantes da capoeira.
A organização espera reunir cerca de 100 capoeiristas durante as rodas de capoeira.
Dia Municipal da Capoeira
A data foi incluída no Calendário Comemorativo de Eventos de Poços de Caldas no dia 22 de junho de 2023.
A capoeira reúne diferentes tipos de elementos do campo da musicalidade, luta, religiosidade, dança e costumes. a arte se consolidou enquanto forma de preservar as culturas ancestrais de seus praticantes, bem como de resistir à opressão vivenciada no contexto da escravidão.
A capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira que mescla elementos de arte marcial, dança e música. Sua história remonta ao período colonial no Brasil, quando milhões de africanos foram trazidos como escravizados durante o período da escravidão.
A palavra capoeira significa “o que foi mata”, por meio da conexão dos termos ka’a (“mata”) e pûer (“que foi”).
Alude às áreas de mata rasa do interior do Brasil, onde era feita a agricultura indígena. Os primeiros registros da capoeira datam do século 16.
Os escravizados traziam consigo tradições culturais, incluindo práticas de luta, que foram incorporadas à capoeira.