CulturaDiversosNotícias

Cine Fricção promove exibição gratuita de “Baronesa” no Museu de Poços de Caldas, nesta quinta-feira

O longa-metragem “Baronesa” será exibido nesta quinta-feira Às 19h no Museu Histórico – foto divulgação

O Cine Fricção realiza mais uma sessão gratuita nesta quinta-feira, 24 de abril, às 19h, no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, exibindo o potente longa-metragem “Baronesa”, dirigido por Juliana Antunes. A ação integra o ciclo do projeto que traz como tema “Afetividades do Feminino” e propõe uma imersão em narrativas sobre vivências, desejos, desafios e resistências de mulheres e dissidências.

Com curadoria sensível à valorização do cinema produzido em Minas Gerais, a programação também evidencia mais uma vez a força e a diversidade da produção audiovisual mineira.

Com duas sessões já realizadas, o projeto exibiu os filmes Levante, de Lillah Halla, e Marte Um, de Gabriel Martins. As duas produções dialogam diretamente com o tema desta edição, trazendo em suas narrativas mensagens potentes sobre resistência, identidade e afetos em contextos de marginalização.

Antes da exibição, o público é convidado para um momento de diálogo conduzido por Dani Silva, que atua como mediadora cultural do projeto. A proposta é abrir espaço para trocas e reflexões coletivas a partir do conteúdo exibido em tela. Vale destacar ainda que há ibilidade em libras.

Assim, o Cine Fricção se consolida como um espaço de exibição e reflexão dedicado à valorização do cinema brasileiro independente. O projeto destaca histórias e vozes frequentemente marginalizadas, com ênfase nas vivências da comunidade LGBTQIAPN+ e de outros grupos historicamente silenciados. A última sessão está prevista para maio e contará com um encerramento especial: o lançamento de uma produção local e a exibição de um filme biográfico, que terá participação especial da artista retratada.

Em Cartaz
Na terceira sessão deste ciclo, o Cine Fricção apresenta “Baronesa” (2017). Dirigido por Juliana Antunes, o longa transita entre ficção e documentário e retrata o cotidiano de duas mulheres — Andreia e Leid — moradoras da periferia de Belo Horizonte. Com uma abordagem sensível e intimista, o filme mergulha nas rotinas, afetos e tensões das protagonistas em meio à violência urbana e à resistência feminina nos territórios populares. A obra se destaca pela linguagem autoral e pela construção colaborativa das cenas, oferecendo um retrato das vivências de mulheres à margem.

Assista ao trailer: https://www.youtube.com/watch?v=f4ejBt6HbCQ

*Classificação indicativa: acima de 16 anos.

Sobre o projeto
A proposta Circula Cine Fricção é viabilizada por meio da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, pelo Edital de fomento da Lei Paulo Gustavo, categoria Apoio à Exibição: Salas de Cinema, Cinemas de Rua e Itinerantes, conta com curadoria e comunicação para redes de Paulo Tothy, produção executiva de Chiara Carvalho / Carvalho Agência Cultural, produção local de Alyson Dias, assistência de produção de Mateus Baratelli e Dani Silva, que também atua como mediadora nas sessões, além do apoio institucional da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas / Secretaria Municipal de Cultura e do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas.

Para acompanhar as ações do Cine Fricção, siga as redes sociais @cine.friccao e @carvalhoagenciacultural.

SERVIÇO:

Circula Cine Fricção – Edição Afetividades do Feminino
Filme em Cartaz: Baronesa
Data: quinta-feira, 24 de abril de 2025
Horário: 19h
Local: Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas (Villa Junqueira – Rua Padre Henry Moton, s/n – Centro)
*Classificação: acima de 16 anos
*Entrada gratuita sujeita a lotação do espaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.