CulináriaDiversosEconomiaNotícias

Cozinha Viva é um verdadeiro show durante a Wine Trade Fair 2025

A raclette com batatas regadas com azeite foi a sensação durante a degustação no Estande Minas Gerais – foto Roni Bispo

Os visitantes da Wine Trade Fair 2025 que am pelo Estande Minas Gerais, no Expo Center Norte em São Paulo-SP elegeram a Cozinha Viva, como um dos principais atrativos do espaço, que é pura mineiridade.

Desde o primeiro dia de feira, os chefs Maria Clara Magalhães e Matheus Ramalho têm aguçado o paladar dos visitantes com os mais variados pratos e sabores durante as degustações de produtos da mesa mineira durante o Cozinha Viva.

Apaixonado e especializado por queijos, Matheus Ramalho, que tem dois restaurantes em Andradas-MG, o Soberano e o Figo Cucina, atiçou o paladar dos visitantes ao preparar uma focaccia artesanal com azeites de Caldas-MG

No segundo dia, o chef do Sul de Minas surpreendeu ainda mais ao preparar uma raclette utilizando um queijo tipo suíço e mais uma vez o azeite produzido na região nas batatas cozidas e uma pitada de pimenta do reino.

A brusqueta com queijo e mel acompanha com cachaça foi outro deleite para quem aprecia os produtos mineiros. “O vinho mineiro está tendo um salto de qualidade absurdo e essa qualidade pede gastronomia. É um vinho complexo, muito gastronômico. E a nossa cachaça já andou de mãos dadas com a cozinha mineira. E hoje nós temos uma união de história e renovação pra esta cozinha estar cada vez mais junto,” destaca.

Para o chef Matheus  Ramalho é preciso valorizar ainda mais o vinho nacional. “No mundo inteiro se bebe o vinho local com a gastronomia local. Você vai na Itália toma o vinho italiano com a comida italiana. Na França você toma o vinho francês com a comida sa. No Brasil nós temos que fazer isso também. O vinho nacional tem que se refletir na cozinha nacional. Este casamento dos ingredientes como o queijo, o mel, os azeites, a infinidade de produtos incríveis que temos em Minas Gerais isso está lado a lado com o vinho e é o que vai fazer o salto de qualidade. É o olhar de quem é apaixonado por gastronomia valorizar cada vez mais esses lindos produtos mineiros que a gente tem”, finaliza Matheus.

A participação do Estado na Wine Trade Fair São Paulo é uma realização do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Sindicato da Indústria do Vinho do Estado de Minas Gerais (SindVinho-MG), Sebrae Minas, Associação de Produtores de Uva e Vinho de Minas Gerais (UVA) e Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado de Minas Gerais (SindBebidas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.