DER-MG lança campanha Maio Amarelo

Foi lançada na sede da 15ª Unidade Regional do DER de Poços de Caldas-MG a campanha Maio Amarelo 2025. A ação tem como objetivo reduzir a violência no trânsito.
O tema da campanha este é ano é: Desacelere: seu bem maior é a vida visando ressaltar a importância da prudência e do respeito às normas de trânsito para preservar a vida.
O lançamento em Poços de Caldas contou com a presença das Forças de Segurança e equipes de integração à mobilidade urbana.
De acordo com o coordenador regional do DER-MG, Lucas Maiolini Valim, ao longo do mês será realizada uma série de ação visando a conscientização de todos envolvidos com o trânsito. Promoveremos blitzen educativas, palestras, distribuição de material publicitário buscando maior integração entre o poder público e sociedade civil visando a conscientização para a redução de acidentes e garantir um comportamento mais harmônico e fraterno no trânsito,” destacou o coordenador regional do DER-MG.
A equipe de fiscalização do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais de Poços de Caldas vai realizar duas blitzen educativas nos trechos da rodovias federais BR 267 e BR 146, delegados ao Estado.

A primeira blitz será no dia 10 de maio no Pórtico na BR 267 e no dia 24 na rotatória em frente ao IFSULDEMINAS na BR 146, na zona sul da cidade.
Redução de acidentes
Dados de 2023 do DataSUS, do Ministério da Saúde, mostram que a cada 15 minutos uma pessoa morre em decorrência de acidentes de trânsito no Brasil.
Naquele ano foram registrados 34.881 óbitos no trânsito, um aumento de 987 óbitos em comparação com os dados de 2022. Excesso de velocidade, distração ao volante e desrespeito às leis foram as principais causas.
Maio amarelo
O movimento Maio Amarelo, que reúne o Poder Público e a sociedade civil, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 11 de maio de 2011, dentro da Década de Ação para Segurança no Trânsito 2011-2020.
A cor amarela, que simboliza a atenção nos sinais de trânsito, é utilizada para colocar em pauta a urgência da redução da violência no trânsito.
Para o ano de 2025, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) definiu como tema: Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana. – Fonte Agência Brasil