Filhote de onça parda é resgatado em canavial em Monte Belo

Um filhote de onça parda foi resgatado na manhã desta terça-feira, 20, pela equipe de salvamento terrestre do 2º Pelotão de Bombeiros de Guaxupé, em um canavial, na zona rural de Monte Belo, no Sul de Minas Gerais.
Os bombeiros foram acionados por trabalhadores da Usina Monte Alegre, depois que encontraram o animal na plantação de cana-de-açucar.
De acordo com os trabalhadores, o filhote estava aninhado em meio as canas e foi avistado pelo operador da colheitadeira, antes que fosse atingido pela máquina. Apesar de relatos da presença da onça adulta nas redondezas, não foram encontrados indícios do felino nas proximidades.
A espécie do filhote foi reconhecida e identificada por especialistas do IEF, e a equipe de bombeiros, após proceder o resgate do bebê Suçuarana, o encaminhou para o Instituto Estadual de Florestas de Varginha para as devidas providências.
Onça parda
A onça-parda ou puma (Puma concolor), também conhecida no Brasil por suçuarana e leão-baio (ou ainda pantera parda, cougar, onça vermelha, catamounts ou leão-da-montanha), é um mamífero carnívoro, da família dos felídeos (Felidae) e gênero Puma, nativo da América.
É o maior membro da subfamília dos felíneos (Felinae), medindo até 168 centímetros de comprimento, sem a cauda, e pesando até 103 quilos.
Tem uma gestação que dura entre 90 e 96 dias, e o número de filhotes que nascem varia de 1 a 6, mas é mais comum nascerem 3 ou 4 filhotes por parto.
Os filhotes nascem com manchas escuras na pelagem, que geralmente persistem até 14 semanas de idade (sendo por vezes confundidos com filhotes de outras espécies, como jaguatirica e onça pintada).
No caso do filhote resgatado, estima-se que tenha por volta de uma semana de vida.