Fiscalização do Crea-MG recebe reforço em Poços de Caldas

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia( Crea-MG) reforçou seu quadro de fiscalização com a posse de oito novos fiscais, aprovados em concurso público realizado em 2024.
A regional de Poços de Caldas foi uma das unidades que teve o quadro de fiscalização ampliado com a posse de um novo fiscal.
Com os novos integrantes, o Conselho a a contar com 97agentes atuando em todo o estado, com foco na sua atividade-fim, que é a de fiscalizar o exercício profissional nas áreas de engenharia, agronomia e geociências.
Os novos fiscais am por um treinamento preparatório na sede do Crea-MG em Belo Horizonte. Após a etapa teórica, os profissionais arão por duas semanas de capacitação prática nas cidades onde serão lotados ou em municípios próximos.
Além de Poços de Caldas, os novos fiscais vão atuar nas cidades de Conselheiro Lafaiete, os, Manhuaçu, Araçuaí, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Iturama, além de suas respectivas regiões. A distribuição estratégica visa ampliar o alcance da fiscalização em todos os municípios mineiros.
Para o engenheiro civil Augusto Henrique Diniz do Carmo, um dos convocados que irá atuar em Poços de Caldas, no Sul de Minas, a fiscalização tem papel fundamental na valorização dos profissionais e na segurança da sociedade. “Vejo essa oportunidade como um o importante na minha trajetória profissional e, ao mesmo tempo, uma forma de contribuir para a valorização das engenharias e a proteção da sociedade. A fiscalização vai garantir que serviços técnicos sejam executados por profissionais habilitados”, afirma Augusto Henrique.
O presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Torres Gervásio, destacou que, com a chegada dos novos profissionais, o Conselho segue investindo no fortalecimento das ações fiscalizatórias como instrumento de proteção à sociedade e valorização das profissões regulamentadas pelo Sistema Confea/Crea. “Minas Gerais é o estado com o maior número de municípios do país. O desafio do Crea-MG é garantir a fiscalização e a segurança para a sociedade em todo o território mineiro. A convocação desses fiscais atende a esse compromisso, com alocação em municípios estratégicos que facilitam a programação das ações de fiscalização”, explica.
Irregularidades em obras
Em 2024 a fiscalização registrou mais de 280 irregularidades em obras e construções em Poços de Caldas.
O Crea-MG verifica e fiscaliza o exercício e a atividade profissional da engenharia, da agronomia, da geologia, da geografia e da meteorologia, amparado pela Lei Federal 5.194/1966. A função do Conselho é defender a sociedade da prática ilegal das atividades técnicas, exigindo a participação declarada de profissionais legalmente habilitados, com conhecimento e atribuições específicas, na condução dos empreendimentos nestas áreas. Hoje, o Crea-MG possui mais de 150 mil profissionais registrados e quase 60 mil empresas com registro ativo.