Flipoços deve reunir mais de 50 mil visitantes em Poços de Caldas

Tem início neste sábado, 26, a 20ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços), que vai até 4 de maio no Parque José Afonso Junqueira. O Flipoços é considerado um dos principais festivais literários do país e que deve atrair cerca de 50 mil pessoas, movimentando setores como turismo, comércio e gastronomia.
Com o tema “Biografias: Celebrando a Vida Através do Tempo”, o Flipoços 2025 presta homenagem a Portugal e reúne mais de 100 atividades, incluindo mesas literárias, oficinas, lançamentos, shows, congressos e encontros gastronômicos. O evento também promove a integração de países lusófonos, com a presença de escritores internacionais.
Entre os nomes confirmados estão Valter Hugo Mãe, Mary Del Priore, Celso Lafer, Paulo Rezutti, Itamar Vieira Junior, Ondjaki, Eduardo Bueno, Lira Neto e Roberta Martinelli.
A programação contempla temas como literatura LGBTQI+, literatura indígena, turismo literário, inteligência artificial e mercado editorial.
A Vila Literária de Minas Gerais será novamente montada no parque, reunindo mais de 40 expositores em um espaço com múltiplos palcos e atrações simultâneas. O público terá o a uma ampla variedade de livros e produtos culturais a preços íveis.
20 anos de Flipoços

Pelo segundo ano consecutivo o Flipoços é realizado no estacionamento do Parque José Affonso Junqueira, espaço dos tradicionais eventos culturais de Poços de Caldas e novamente a Vila Literária será um dos destaques do Festival.
Durante o lançamento do Flipoços 2025, nesta sexta-feira, 25, a idealizadora e organizadora do Flipoços, Gisele Corrêa Ferreira destacou a importância da Vila Literária como um novo conceito entre os amantes da literatura e principalmente entre o público que frequenta festivais e feiras de livros. “É um formado inovador, muito bem recebido entre as pessoas, vamos ter um público bastante significativo. O nome Vila Literária é um nome muito gostoso e que remete exatamente a este contexto que a gente quer trazer a nossa mineiridade, mas ao mesmo tempo aquelas características que com esta loucura da vida fomos perdendo que é a calma fazer as coisas de vagar, ter tempo de conversar com as pessoas, olhar no olho a olho, sentar no parque folhear um livro. É um espaço bastante aconchegante e agradável,” disse Gisele Corrêa.
Gastronomia e atrações paralelas
No dia 27, o festival recebe o 2º Ciclo de Cozinha Mineira, com painéis temáticos e vivências gastronômicas em parceria com a Associação Caminhos Gerais, Frente da Gastronomia Mineira e Sebrae Minas. À noite, shows e apresentações musicais encerram a programação diária.
Além disso, o evento contará com atividades paralelas, como:
– Espaço Sesc Flipocinhos – voltado ao público infantil, com teatro, contação de histórias e oficinas.
– Carreta Senac – com oficinas práticas sobre cozinha mineira.
– Ação Sustentável com o IFSULDEMINAS – distribuição de mudas e compostos orgânicos.
– 9º Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas – com o tema “Educação e Leitura: Caminhos para a Transformação”.
– Leiturinha – com atividades para crianças e presença da personagem Bebel.
Serviço
A 20ª edição do Flipoços acontece de 26 de abril a 4 de maio, no Parque José Afonso Junqueira. A programação completa está disponível no site www.flipocos.com e nas redes sociais @flipocos.
Realização
O festival é uma realização da GSC Eventos Especiais, Prefeitura de Poços de Caldas, Ministério da Cultura e União Literária de Minas Gerais. Tem patrocínio da Codemge, Althaia, Valgroup e Rede Itaú, além de apoio de diversas instituições e marcas parceiras.