Mutirão para encontrar doador de medula acontece neste sábado
O mutirão de cadastramento para doadores de medula óssea em prol do empresário Rullyan será realizado neste sábado. Os cadastros serão feitos na Associação Atlética Caldense, no centro, das 8h às 17h.

O mutirão é para ajudar o poços-caldense Rullyan Carlos de Assis, de 42 anos, a encontrar um doador de medula óssea compatível. Há sete meses, o empresário foi diagnosticado com um tipo raro de Leucemia. A cura, segundo os médicos, só é possível com um transplante. Ninguém da família é compatível.
Várias pessoas já aderiram à campanha e agora só falta você.
Durante o cadastro, uma amostra de 5 ml de sangue é colhida para que sejam identificadas as características genéticas do candidato a doador. Esses dados vão para o Redome, Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, e são cruzados com as características genéticas de cada pessoa que precisa de um transplante de medula óssea. Em caso positivo, o cadastrado é chamado para conhecer as demais etapas do processo e poder, efetivamente, se tornar um doador.
Podem participar da campanha pessoas com idades entre 18 e 54 anos, que não tenham doenças infecciosas ou sanguíneas. Não é preciso estar em jejum.
Campanha
A campanha #MedulaParaORullyan começou em janeiro, nas redes sociais. Não só alcançou pessoas comuns, mas como também celebridades. Artistas e esportistas, que atuam dentro e fora do Brasil, manifestaram solidariedade gravando vídeos de incentivo a Rullyan.
Desde o início da campanha, mais de 500 pessoas já entraram para o Redome. No ritmo normal, o Hemocentro de Poços de Caldas levaria cerca de três anos para alcançar esse número de voluntários. A unidade do município registra, em média, apenas quatro novos doadores de medula por semana e, atualmente, soma 12.752 cadastros ao Redome.
Serviço
Dia R – Dia do Rullyan
Local: Associação Atlética Caldense
Horário: 08h às 17h
Endereço: Rua Pernambuco, 1145, Centro