Pacientes do CAPS II Girassol participam do projeto Poemusia

A manhã desta quarta-feira, 21, foi especial para os pacientes assistidos pelo CAPS II Girassol de Poços de Caldas-MG. O grupo participou da apresentação do Projeto Poemusa, no Café Concerto, no Parque José Affonso Junqueira. A atividade faz parte da programação da Luta Antimanicomial.
Unindo música e poesia em performances sensíveis e engajadas, o Poemusia propõe um momento de arte e reflexão sobre saúde mental, liberdade e dignidade.
A atividade ocorre em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, data instituída em 1987 durante um encontro de trabalhadores da saúde mental realizado em Bauru (SP).
Com o lema “Por uma sociedade sem manicômios”, o movimento defende o respeito aos direitos das pessoas em sofrimento psíquico e o fim das internações em instituições fechadas, propondo um modelo de cuidado pautado na liberdade, no acolhimento e na cidadania.
A apresentação do Poemusia trará composições autorais e releituras poéticas em formato cantado, valorizando a escuta, o afeto e a resistência por meio da palavra. Idealizado pelos artistas Ernani Fernandes e Taty Siqueira, o Poemusia nasceu da vontade de aproximar a poesia da música, criando uma experiência sensível e ível. “Acreditamos que a arte pode transformar realidades e queremos levar essa mistura de palavras e sons para todos os públicos”, afirma Taty Siqueira. Esse projeto foi contemplado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, tendo como incentivadora cultural a Ritmo Veículos.
O café destinado aos pacientes também teve apoio de Natalino Rodrigues e demais amigos charretistas.