DiversosEconomiaNotíciasUtilidade pública

Receita Federal e Prefeitura de Poços descaracterizam 7 mil peças de vestuário para doação

A ação contou com a participação de vários voluntários – foto Receita Federal

A Receita Federal e a Prefeitura de Poços de Caldas realizaram na última terça-feira (25), uma ação conjunta de destinação sustentável: 7 mil peças de vestuário foram descaracterizadas para doação à população em situação de vulnerabilidade. As roupas serão distribuídas ao público atendido pelas entidades assistenciais do município.

A descaracterização acontece com a retirada de etiquetas, marcas e logomarcas em evidência. Após a descaracterização, a equipe da Receita Federal realizou o ateste dos produtos para que o material seja doado à população de baixa renda. A ação contou com a participação de diversos voluntários.

Estiveram presentes ao evento o Delegado da Receita Federal no Sul de Minas, o auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa, o prefeito Paulo Ney, a secretária municipal de Assistência Social, Marcela Carvalho, membros da equipe e voluntários das instituições.

Descaracterização
As peças de vestuário foram apreendidas em operações de fiscalização da Receita Federal no sul de Minas, que combatem a importação irregular de mercadorias, sem o pagamento do imposto. Por se tratar de imitações de marcas conhecidas nacionalmente, os vestuários seriam destruídos. No entanto, a Receita Federal destinou o material para que o município realizasse a descaracterização e, assim, pudesse fazer a doação, evitando o impacto ambiental da destruição, além do ganho social.

“A comercialização de produtos importados que entraram no país sem o devido recolhimento de impostos prejudica toda a população, uma vez que é dos impostos que vêm os recursos que financiam a saúde, a educação, a segurança pública, o saneamento básico. Essa destinação sustentável dos vestuários é uma forma de recuperar os valores dos impostos sonegados, já que esses vestuários serão doados para a população hipossuficiente”, destacou o Delegado da Receita Federal no Sul de Minas, auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa.

O prefeito Paulo Ney reafirmou a parceria institucional entre a Prefeitura e a Receita Federal, que sempre produz bons resultados para toda a população. Além das ações de descaracterização, o município também já recebeu diversas doações de produtos apreendidos pela Receita Federal, além da campanha Imposto de Renda Solidário.

“Sem dúvida, os produtos recebidos serão de grande valia para as pessoas atendidas pelas nossas instituições parceiras, em diversos serviços e públicos prioritários”, ressaltou a secretária municipal de Assistência Social, Marcela Carvalho.

A Receita Federal já realizou ações de destinação sustentável como essa em parceria com instituições públicas de ensino e organizações sociais. Em janeiro, em Varginha, foram descaracterizadas 14 mil peças de vestuários; em Itajubá, no dia 7 de fevereiro, mais 4 mil peças de roupas e em Pouso Alegre, no dia 20 de fevereiro, mais 5 mil peças foram descaracterizadas. O Programa Receita Cidadã utiliza o processo de destinação de mercadoria para contribuir com a gestão ambiental, ecoeficiência e responsabilidade social com ações benéficas para toda a sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.