Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Habemus papam. Temos um novo papa. O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi o nome escolhido durante o segundo dia do conclave para a escolha do substituto do Papa Francisco, no último dia 21 de abril.
O cardeal será o 267º papa da Igreja Católica. O nome escolhido pelo novo pontífice é Leão XIV.
O anúncio de Robert Francis Prevost aconteceu pouco mais de uma hora depois que fumaça branca surgiu, no início da tarde desta quinta-feira (8), da chaminé instalada sobre a Capela Sistina, sinalizando que os 133 cardeais reunidos haviam chegado a um consenso.
A escolha do novo papa se deu após a terceira votação do dia e a quarta votação geral, iniciada na quarta-feira (7).
A fumaça branca colocou a multidão reunida na Praça de São Pedro em êxtase.
O novo papa foi apresentado ao mundo diretamente da sacada central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde uma multidão aguardava ansiosa pelo anúncio do nome do novo líder da Igreja Católica.
Próximos os
Segundo o Vaticano, após a aparição de Robert Francis Prevost na janela da Basílica de São Pedro, ele retorna à Capela Sistina, onde inicia-se uma breve cerimônia, introduzida pela saudação do cardeal mais antigo da Ordem dos Bispos.
O cardeal-sacerdote mais antigo lê então uma agem do Evangelho, que pode ser “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” ou “Apascenta as minhas ovelhas”. O protodiácono, em seguida, oferece uma oração pelo papa recém-eleito.
Logo depois, todos os cardeais eleitores, em ordem de precedência, aproximam-se para saudar o novo pontífice e jurar-lhe obediência. A cerimônia termina com o canto do Te Deum, conduzido pelo próprio papa recém-eleito. – Fonte Agência Brasil