Secretaria de Saúde realiza fumacê em escolas próximas à Serra de São Domingos

A Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas-MG inicia neste sábado, 5, a aplicação do fumacê em escolas próximas à mata da Serra de São Domingos para combater o mosquito transmissor da febre amarela.
A ação é uma das medidas adotadas desde a confirmação da morte de um macaco encontrado no Jardim dos Estados em janeiro deste ano, e principalmente com a confirmação de um caso positivo em um homem de 36 anos, que está internado em estado grave na Santa Casa.
O homem foi internado no dia 17 de março, desde então ele vem sendo monitorado pela Secretaria de Saúde e o resultado dos exames foi confirmado nesta quarta-feira, 2, pela Fundação Ezequiel Dias.
A contaminação deste paciente, está sendo tratada pela Secretaria de Saúde, como o primeiro caso positivo em humanos na história de Poços de Caldas.
A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, começa pelo Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, na área central, e segue para a Escola Municipal José Mamud Assan, no bairro Vila Rica. O trabalho será realizado ao longo de abril em áreas de risco.
A técnica utilizada é a nebulização espacial a Ultra Baixo Volume (UBV), que dispersa microgotículas de inseticida no ar para eliminar mosquitos adultos.
Esse método é adotado quando há casos suspeitos ou confirmados de arboviroses na região.
O alerta para a doença aumentou após a confirmação da morte de um macaco infectado em janeiro e, nesta semana, do primeiro caso de Febre Amarela em um humano no município.
Vacinação intensificada
Apesar de não ter divulgado o bairro onde o paciente com febre amarela mora, nesta quarta-feira, 3, a Secretaria de Saúde ampliou o horário de vacinação contra a doença para às 20h na sala de vacina da UBS Vilas Unidas para os moradores dos bairros Vila Cruz, São Jorge e no entorno.
Nesta sexta-feira, 4, o horário de vacinação permanece estendido até às 20h para os moradores dos bairros no entorno da UBS Vilas Unidas.
Vacinação: quem deve se proteger?
Crianças: 9 meses (1ª dose) e 4 anos (reforço).
Pessoas de 5 a 59 anos: 1 dose (caso não vacinadas ou sem comprovante).
Quem tomou apenas 1 dose antes dos 5 anos: deve receber reforço.
Idosos (60+): avaliação pelo serviço de saúde.
As salas de vacinação funcionam de segunda a sexta, das 8h às 16h30. Algumas unidades têm horários estendidos, divulgados nos canais oficiais da Prefeitura.
A participação de todos é fundamental para evitar novos casos!